Acupuntura

O diagnóstico na acupuntura é fundamentado nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa e da Medicina Ocidental.
O tratamento é realizado através da aplicação de agulhas, inseridas em pontos específicos do corpo, que têm o objetivo de regular as funções orgânicas e produzir efeitos terapêuticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos sintomas e doenças podem ser tratados pela acupuntura, promovendo sinergia com a Medicina Ocidental. Isso se aplica a quadro dolorosos como dores articulares (joelhos, quadris, cotovelos, ombros), dores de cabeça, cervicalgias, lombalgias, além de outras patologias ortopédicas e clínicas.

Os efeitos da acupuntura possuem base científica e são explicados por princípios e mecanismos fisiológicos: com base nos estímulos realizados nos chamados “pontos de acupuntura”, em regiões específicas do corpo, através de uma ampla rede neural periférica, tais estímulos chegam até o Sistema Nervoso Central e desencadeiam um fenômeno de neuromodulação que ocorre em três níveis (local, espinhal e supra-espinhal). Assim, há a liberação de variadas substâncias (principalmente neurotransmissores), que são capazes de modular as funções motoras, sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas e emocionais.

A acupuntura pode ser realizada concomitantemente a outros tipos de tratamento, assim como o uso de medicações e a fisioterapia. Em todas as sessões, as agulhas estéreis utilizadas são descartáveis e de uso único.