As articulações normais dos joelhos apresentam, em seu interior, um líquido que tem a função de nutrir as células da cartilagem, reduzir o atrito e amortecer a carga e os impactos decorrentes das atividades diárias. Nos casos em que a articulação do joelho apresenta um processo degenerativo como a artrose (desgaste), este líquido que lubrifica as articulações, chamado sinovial, sofre alterações que levam a perda das funções, acarretando um maior desgaste da cartilagem e piora dos sintomas como dores e limitações.

A viscossuplementação (infiltração de ácido hialurônico) tem como objetivo restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi reduzida no líquido sinovial, além de restaurar a função do líquido sinovial normal.

Há estudos internacionais como Wang et al. 2004, que dissertam sobre a infiltração intra-articular de ácido hialurônico e seus derivados, afirmando que o procedimento é indicado para pacientes com artrose associada à dor e lesões de cartilagem (condropatias / condromalácia).

Esse procedimento (viscossuplementação) pode ser realizado na própria clínica, em sala de procedimentos, por um ortopedista qualificado. Em geral, há um alívio sintomático significante com redução das dores e melhora da mobilidade articular para pacientes com artrose do joelho e lesões de cartilagem.